![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJ17tebr6gvf0bWbGesQBoFwzfdMTxKil3-e_xyo5YlpXFlHqgMpEyyzoOYVB8P8jdD8uApI9l7hBItUJiOeAvlap7UWNi2KDqTlIlpCXEzOITc4nFnF0dQZOMFYCqFckb433A7NzvTf0/s320/baia-todos-santos.jpg)
terça-feira, 20 de outubro de 2009
A Baía e suas ilhas
Nela estão localizadas cinquenta e seis ilhas,[1] dentre as quais a maior e mais importante é a de Itaparica. Outras ilhas importantes da baía são:ilha dos Frades, ilha de Maré, ilha de Bom Jesus e a estação ecológica da Ilha do Medo.
Outras ilhas importantes, que compõem roteiros turísticos, são Madre de Deus, Bom Jesus dos Passos, Matarandiba, Saraíba, Mutá, Olho Amarelo, Caraíbas, Malacaia, Porcos, Carapitubas, Canas, Ponta Grossa, Fontes, Pati, Santos, Coqueiros, Itapipuca, Grande, Pequena, Madeira, Chegado, Topete, Guarapira, Monte Cristo, Coroa Branca e Uruabo
Área de proteção ambiental
A baía foi considerada alvo de medida de preservação, através do Decreto Estadual 7.595 (de 5 de junho de 1999), como Área de Proteção Ambiental - APA Baía de Todos os Santos. Nela estão incluídas as águas da baía e suas ilhas. Abrange os municípios de Cachoeira, Candeias,Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho eVera Cruz.
Origem e História da Baía de Todos os Santos
A larga e profunda baía que encantou navegadores e colonizadores despertou o interesse dos europeus por ser um excelente ancoradouro natural, um maravilhoso sítio defensivo e por suas terras possuírem boa fertilidade.
Foi nominada em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.
Comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor italiano que daria nome a todo o continenteamericano, passou a nomear todos os acidentes geográficos de acordo com os santos dos dias onde os mesmos eram identificados - cabendo à baía, local mais tarde escolhido para ser fundada a cidade que seria a sede da primeira capital brasileira - Salvador.
Berço da civilização colonial lusa nas Américas, a Baía de Todos os Santos abrigou no século XVI o maior porto exportador do Hemisfério Sul, de onde eram enviados às metrópoles européias a prata boliviana e o açúcar brasileiro,sendo o porto de Salvador o que mais recebeu escravos africanos do Novo Mundo.